segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Meu avô.


Desde julho de 2007, eu e minha familia começamos a enfrentar uma doença chamada ELA (esclerose lateral amiotrófica), uma doença em que os musculos vão paralisando, desde as pernas até os musculos que te ajudam a engolir.

Sofremos cada dia mais, pois a cada dia a doença ia piorando. ELA não tem cura.

E o Meu vô presensiou tudo, tudo mesmo. Ele as vezes tinha que dar banho na minha avó, levantar ela, trocar, depois de muita luta conseguimos colocar enfermeiras em casa, atrves do plano de saude, o sofrimento amenizou, mas não melhor. Vc ver uma pessoa que vc considera muito chorar, mas não desistir da batalha.

Bom, resumindo no dia 14.04.09 minha avó veio a falecer. Sofri muito, mas meu alivio era que o sofrimento dela ACABOU.

Depois disso, meu avô botou na cabeça que tinha que ir para a terra dele (Espanha), meus pais e meus tios dividiram o preço da passagem, ele foi.

Chegando lá, uma irmã com cancer, outra com mal de alzheimer, outro quase anputando a perna, entre outros problemas.

Bom, a viagem era para durar 3 meses, mas nem durou um direito. Meu avô voltou. Eu (siceramente) fiquei muito mais aliviada. Voltou em junho. Quis voltar para a casa dele na praia, com uma moça que minha familia pagava para ajudar desde a epoca da minha avó.

Um belo dia de agosto, a Adriana (moça que ajuda na praia) me liga e diz que meu tinha acabado de cair, para meu pai ir para lá urgente. O tombo foi tão forte que deixou um coagulo na cabeça no meu avô, cujo hospital não soube cuidar. Ele ficou no hospital até setembro, conciente, as vezes dizia umas coisas nada a vê, mas era efeito dos remedios.

Depois ele foi para uma clinica de retaguarda, onde é tipo um hospital, mas de uma forma mais light.

Ontem, 27.12.09, meu avô faleceu. Modestia parte, de todas as netas eu me dava melhor com ele. Eramos muito companheiros. AMAVA, ou melhor, AMO MUITO ELE. Minha avó eu também amo, mas meu vô era demais.


Por isso, estou de LUTO. A foto ao lado foi tirado na minha festa de 15 anos.


Beijos, amem sua familia, pois ninguem é para sempre.

Um comentário:

  1. Ola! Vi seu texto e me emocionei ao saber que sua avo tinha ELA. Minha mae tbm tem ELA ha quase 2 anos. Ela ainda consegue, com muita dificuldade andar sozinha, ainda come, praticamente vida normal...mas sei como é ter alguém na familia com essa doença, e com certeza sua avo esta melhor agora, sem sofrimento e dor, e melhor, novamente ao lado do seu avo.
    Desejo que Deus conforte seu coraçao nesse momento de luto.
    Que 2010 seja um ano tranquilo e que vc seja feliz. Um beijo. Andrea

    ResponderExcluir